Programação


Horário
Tema
Facilitador
9h – 9h30
Abertura Oficial
Prefeito Maurício
9h30 – 10h30
Oficina de Scratch
Emmanuele Peres
10h30 – 11h30
Android
Nicolas Silva
11h30 – 12h30
Introdução a JPA
Adriano Felix
Almoço
14h – 15h
Bootstrap
Thiago Lamosa
15h – 16h
Software Livre
Norobu
16h – 17h
Linux
Alejandro Duetta
Encerramento

Descrição das Oficinas

Oficina 1 
Horário:  9h30 - 10h30
Desenvolvimento de Lógica de Programação com Scratch
Facilitador: Manu
Email: emmanueleperes@ubatuba.sp.gov.br
O curso tem por objetivo apresentar a linguagem de programação Scratch, as possibilidades que está possui, e colocar em prática o desenvolvimento de jogos e animações interativas.
Objetivos
ü  Realizar uma introdução à linguagem de programação Scratch;
ü  Criar animações interativas e pequenos jogos.


Oficina 2
Horário:  10h30 - 11h30
Desenvolvimento de Aplicativo com Android
Facilitador: Nícolas Silva
Email: nicolassilva@ubatuba.sp.gov.br
O curso tem por objetivo apresentar uma introdução ao sistema operacional Android, explicando seu funcionamento e uma aula de desenvolvimento.
Objetivos
ü  Realizar uma introdução à linguagem de programação Android;
ü  Explicação da Estrutura
ü  Criação de App


Oficina 3
Horário:  11h30 - 12h30
Introdução à JPA - Java Persistence API 
Facilitador: Adriano Félix
Email: adrianofelix@ubatuba.sp.gov.br
JPA é uma especificação java (JSR 317) para persistir dados baseado em POJOS (Velho e Simples Objeto Java), trabalhando com os registros em banco de dados em forma de objetos. Vários frameworks ORM (Mapeamento Objeto-Relacional) implementam a JPA desde o tão conhecimento Hibernate até o não menos popular EclipseLink.
Objetivos
O intuito deste workshop é apresentar a JPA, fazendo um paralelo com o SQL (Linguagem de Consulta Estruturada) e desenvolvendo um CRUD (Create, Read, Update e Delete) utilizando o JavaServer Faces (JSR 344) e a JPA, utilizando para isto a IDE Netbeans o servidor de aplicações apache tomcat e o banco de dados mysql, todos softwares livre.

INTERVALO ALMOÇO

Oficina 4
Horário:  14h - 15h
Bootstratp
Facilitador: Thiago Lamosa
Email: thiagolamosa@ubatuba.sp.gov.br
O Bootstrap é um framework de Frontend para Web, e para Mobile também, que agiliza o desenvolvimento de sites e aplicações web. Originalmente criado por Mark Otto e Jacob Thornton, na sede do Twitter em 2010, era apenas uma ferramenta interna do pessoal do Twitter, mas que foi posteriormentepublicado como open-source. No Bootstrap você pode utilizar vários códigos HTML e CSS padronizados, que definem a tipografia, os formulários, botões, tabelas, layouts, navegação, elementos deinterface de usuário e outras coisas mais. Como requisitos iniciais, você precisa ter conhecimentos de HTML, CSS e um pouco (bem pouco) de javascript. Basta saber escrever div’s, colocar classes e saber como elas funcionam que você já terá o suficiente para começar a trabalhar com o Bootstrap 3.

Oficina 5
Horário:  15h - 16h
Software Livre
Facilitador: Professor Noboru
Email: -
Conceitos, Vantagens e Desafios, Origem, Cases de Empresas, Projetos Existentes e Perspectivas educacionais e de mercado.
Objetivos
ü  Conhecer os conceitos de Software Livre.


Oficina 4
Horário:  16h - 17h
Terminal Linux
Facilitador: Alejandro Druetta, Leandro Ramalho e Leo Ruiz
Email: -
GNU/Linux é um dos principais sistemas operacionais (SO) da atualidade. Desde sua criação, em 1991, o crescimento do projeto e sua adoção têm sido exponenciais. Hoje está presente na maioria dos servidores que fazem a Internet funcionar; nos desktops; domina o mercado mobile com Android; é o rei indiscutível na computação científica (supercomputadores) e passa silenciosa e inadvertidamente nos embarcados (refrigeradores, máquinas de lavar, microondas, TV, computadores a bordo de carros, aviões, submarinos, etc.) Talvez você não saiba, mas, com certeza, muitas das suas tarefas diárias, no computador e fora dele, dependem de um sistema GNU/Linux que está operando nas “sombras”.
O segredo desse sucesso pode se explicar por vários motivos:
● Open Source;
● Gratuito;
● Mantido e suportado por uma comunidade gigantesca e entusiasta;
● Multiusuário, multitarefa, multiplataforma (escalável);
● Altos padrões de desenvolvimento;
● Potente, estável, seguro e flexível.
Uma das ferramentas que melhor descreve o último ponto é o Terminal. Se você quer obter todo o poder do Linux, precisa se aventurar pelos caminhos da linha de comandos.

Objetivos
O objetivo da oficina é o de facilitar um primeiro contato do público presente com o Terminal e a linha de comandos.
● Compreender por que e quando faz sentido usar uma interface texto;
● Filesystem (path absoluto e relativo);
● Comandos, opções e argumentos;
● Comandos básicos: pwd, ls, cd, mv, cp, rm, mkdir, touch, cat, echo, etc;
● Redireções e pipes;
● Permissões.


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