Horário
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Tema
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Facilitador
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9h
– 9h30
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Abertura Oficial
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Prefeito Maurício
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9h30
– 10h30
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Oficina de Scratch
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Emmanuele Peres
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10h30
– 11h30
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Android
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Nicolas Silva
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11h30
– 12h30
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Introdução a JPA
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Adriano Felix
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Almoço
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14h
– 15h
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Bootstrap
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Thiago Lamosa
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15h
– 16h
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Software Livre
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Norobu
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16h
– 17h
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Linux
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Alejandro Duetta
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Encerramento
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Descrição das Oficinas
Oficina 1
Horário: 9h30 - 10h30
Horário: 9h30 - 10h30
Desenvolvimento de Lógica de Programação com Scratch
Facilitador: Manu
Email: emmanueleperes@ubatuba.sp.gov.br
Email: emmanueleperes@ubatuba.sp.gov.br
O curso tem por objetivo apresentar a
linguagem de programação Scratch, as possibilidades que está possui, e colocar
em prática o desenvolvimento de jogos e animações interativas.
Objetivos
ü Realizar uma introdução à linguagem de programação Scratch;
ü Criar animações interativas e pequenos jogos.
Oficina 2
Horário: 10h30 - 11h30
Horário: 10h30 - 11h30
Desenvolvimento de Aplicativo com Android
Facilitador: Nícolas Silva
Email: nicolassilva@ubatuba.sp.gov.br
Email: nicolassilva@ubatuba.sp.gov.br
O curso tem por objetivo apresentar uma
introdução ao sistema operacional Android, explicando seu funcionamento e uma
aula de desenvolvimento.
Objetivos
ü Realizar uma introdução à linguagem de programação Android;
ü Explicação da Estrutura
ü Criação de App
Oficina 3
Horário: 11h30 - 12h30
Horário: 11h30 - 12h30
Introdução à JPA - Java Persistence API
Facilitador: Adriano Félix
Email: adrianofelix@ubatuba.sp.gov.br
Email: adrianofelix@ubatuba.sp.gov.br
JPA é uma
especificação java (JSR 317) para persistir dados baseado em POJOS (Velho e
Simples Objeto Java), trabalhando com os registros em banco de dados em forma
de objetos. Vários frameworks ORM (Mapeamento Objeto-Relacional) implementam a
JPA desde o tão conhecimento Hibernate até o não menos popular EclipseLink.
Objetivos
O intuito deste
workshop é apresentar a JPA, fazendo um paralelo com o SQL (Linguagem de
Consulta Estruturada) e desenvolvendo um CRUD (Create, Read, Update e
Delete) utilizando o JavaServer Faces (JSR 344) e a JPA, utilizando para
isto a IDE Netbeans o servidor de aplicações apache tomcat e o banco de dados
mysql, todos softwares livre.
INTERVALO ALMOÇO
Oficina 4
Horário: 14h - 15h
Oficina 4
Horário: 14h - 15h
Bootstratp
Facilitador: Thiago Lamosa
Email: thiagolamosa@ubatuba.sp.gov.br
Email: thiagolamosa@ubatuba.sp.gov.br
O Bootstrap é um framework de Frontend para Web, e para Mobile também, que agiliza o desenvolvimento de sites e aplicações web. Originalmente criado por Mark Otto e Jacob Thornton, na sede do Twitter em 2010, era apenas uma ferramenta interna do pessoal do Twitter, mas que foi posteriormentepublicado como open-source. No Bootstrap você pode utilizar vários códigos HTML e CSS padronizados, que definem a tipografia, os formulários, botões, tabelas, layouts, navegação, elementos deinterface de usuário e outras coisas mais. Como requisitos iniciais, você precisa ter conhecimentos de HTML, CSS e um pouco (bem pouco) de javascript. Basta saber escrever div’s, colocar classes e saber como elas funcionam que você já terá o suficiente para começar a trabalhar com o Bootstrap 3.
Oficina 5
Horário: 15h - 16h
Software Livre
Facilitador: Professor Noboru
Email: -
Email: -
Conceitos, Vantagens e Desafios,
Origem, Cases de Empresas, Projetos Existentes e Perspectivas educacionais e de
mercado.
Objetivos
ü Conhecer os conceitos de Software Livre.
Oficina 4
Horário: 16h - 17h
Terminal Linux
Facilitador: Alejandro Druetta, Leandro Ramalho e Leo Ruiz
Email: -
Email: -
GNU/Linux é um dos principais sistemas operacionais (SO) da atualidade.
Desde sua criação, em 1991, o crescimento do projeto e sua adoção têm sido
exponenciais. Hoje está presente na maioria dos servidores que fazem a Internet
funcionar; nos desktops; domina o mercado mobile com Android; é o rei indiscutível
na computação científica (supercomputadores) e passa silenciosa e
inadvertidamente nos embarcados (refrigeradores, máquinas de lavar, microondas,
TV, computadores a bordo de carros, aviões, submarinos, etc.) Talvez você não
saiba, mas, com certeza, muitas das suas tarefas diárias, no computador e fora
dele, dependem de um sistema GNU/Linux que está operando nas “sombras”.
O segredo desse sucesso pode se explicar por vários motivos:
● Open Source;
● Gratuito;
● Mantido e suportado por uma comunidade gigantesca e entusiasta;
● Multiusuário, multitarefa, multiplataforma (escalável);
● Altos padrões de desenvolvimento;
● Potente, estável, seguro e flexível.
Uma das ferramentas que melhor descreve o último ponto é o Terminal. Se
você quer obter todo o poder do Linux, precisa se aventurar pelos caminhos da
linha de comandos.
Objetivos
O objetivo da oficina
é o de facilitar um primeiro contato do público presente com o Terminal e a
linha de comandos.
● Compreender por que
e quando faz sentido usar uma interface texto;
● Filesystem (path
absoluto e relativo);
● Comandos, opções e
argumentos;
● Comandos básicos:
pwd, ls, cd, mv, cp, rm, mkdir, touch, cat, echo, etc;
● Redireções e pipes;
● Permissões.
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